Alimentos de Outono

b

Abóbora: é fonte de vitaminas do complexo B e possui poucas calorias. Contém também minerais como fósforo, cálcio e ferro. A abóbora é um legume saudável que pode incluir sempre nas suas sopas e nas saladas. Pode salteá-la com outros legumes e claro, apostar em fazer doce de abóbora! Uma sobremesa que certamente vai melhorar os dias mais tristonhos do outono.

a

Espinafres: são fonte de ferro e tem uma função importante no trabalho das células sanguíneas. Que tal colocá-los na sopa ou salteá-los com azeite, alho e cogumelos? Se gosta de um petisco, porque não aproveitar e utilizá-los numa quiche para servir ao lanche.

e

Kiwi: são encontrados facilmente de abril a setembro. É uma fruta rica em vitamina C, E e potássio. Fonte de pectina, uma fibra que ajuda a controlar o nível de açúcar e colesterol no sangue. Tem efeito laxativo.

Laranja: rica em vitamina C, cálcio, fósforo e ferro. Melhora a imunidade e apresenta vários antioxidantes que ajudam a reduzir o colesterol, as inflamações e a bloquear as células cancerígenas. Contém fibras que auxiliam na diminuição dos problemas intestinais, além de dar energia. Também ajuda na produção de colagénio da pele.

Limão: rico em flavonóides cítricos, como a vitamina C, tem importante função antioxidante (combate os radicais livres, relacionados ao envelhecimento precoce e alguns cânceres). Apresenta alto teor de sais minerais. Fortalece a imunidade, ajuda na cicatrização de feridas e fortifica as paredes dos capilares sanguíneos. Por ser anti-séptico, é usado para tratar infecções respiratórias. A capacidade de extrair e dissolver ajuda no tratamento de furúnculos e abscessos. Estimula o fígado e pode ser usado como desintoxicante quando ingerido com água. Importante também na produção de colagénio, proporcionando rigidez à pele.

castanhas-assadasCastanhas – Assadas ou cozidas, em puré ou em sopa, e até nos doces, elas não podem faltar nesta estação do ano. As receitas com castanhas são muitas, seja em sobremesas, em pratos de carne ou peixe, nunca desiludem.

c

Maçã: contém vitaminas B1, B2 e niacina, além de minerais como ferro e fósforo. É rica em pectina, que se liga a toxinas e ao colesterol, expelindo-os do organismo; e em ácido málico, que ajuda o corpo a gastar energia de forma eficiente. A fruta contém quercetina, anti-inflamatório que diminui o risco de problemas cardiovasculares. Estimula o fígado e os rins.

f

Uvas – O outono lembra a arte das vindimas e não há melhor época para as comer que esta. Uva branca ou uva roxa, uma fruta fresca e fácil de comer que facilmente pode levar consigo. São uma espécie de petisco.

i

Romãs – As romãs são outro ícone desta estação. Corte a fruta ao meio, retire os pedacinhos e delicie-se. Se preferir introduza-as nas suas refeições, como por exemplo em saladas, em sobremesas saudáveis com iogurte e frutos secos. As possibilidades são infinitas.