Estudo demonstra efeitos da agricultura biológica na saúde humana

Segundo a agronegocios.eu, o Centro de Serviços de Investigação do Parlamento Europeu realizou revisões sobre diferentes estudos na área da alimentação e agricultura biológica bem como o impacto dos seus efeitos na saúde humana, com foco na questão da saúde pública.

ag_bio

As conclusões, apontam para o aconselhamento a grávidas e crianças para o consumo de frutas e legumes biológicos, para a necessidade de maiores apoios à agricultura biológica, alimentação biológica e investigação na área, assim como para a necessidade de maior fiscalização.

agricultura-biologicaO estudo demonstra ser já um dado científico que o público consumidor de produtos biológicos tem maior tendência a hábitos de vida saudáveis como um maior consumo de fruta, legumes e cereais integrais.

Estes mesmos hábitos estão associados a uma diminuição da Diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares. Conclui ainda que estas tendências são também positivas ambientalmente estando associadas a uma menor libertação de gases de estufa e melhor uso da terra.

ag_bio3O facto de não serem usados químicos de síntese na alimentação biológica é certamente um fator de redução de riscos para a saúde humana. O estudo conclui que a exposição aos pesticidas é substancialmente reduzida assim como o risco de sofrer das doenças crónicas a eles associadas.

Outro fator de interesse revisto é a qualidade do solo e das plantas na produção biológica. O solo apresenta menores níveis de azoto e o desenvolvimento das plantas é mais positivo. Verificaram-se quantidades ligeiramente superiores de polifenóis em alimentos biológicos, sendo estes compostos importantes para a prevenção de doenças crónicas em seres humanos.

ag_bioOs investigadores apontam para o facto de que há outras variáveis envolvidas no que diz respeito à composição nutricional das plantas, tais como: variedade, tipo de solo, clima e as condições climáticas.

No momento em que se prepara uma nova legislação para a Agricultura Biológica na Europa, as conclusões políticas do estudo apontam para a importância de proporcionar maiores apoios à agricultura biológica, alimentação biológica e investigação na área, assim como para a necessidade de maior fiscalização.

A equipa PES

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s